Um especialista sempre à sua disposição

211 451 218 Ligação gratuita

 O contador elétrico

Sabe como a companhia fornecedora mede seu consumo energético mensal? É mediante o contador elétrico. Continue a ler este artigo e entenda como este aparelho funciona e como se realiza sua leitura.

Para qualquer dúvida relacionada ao setor energético, ligue-nos. Nossos especialistas em eletricidade e gás natural lhe ajudarão de forma gratuita!


O que é um contador elétrico?

O contador de eletricidade é um aparelho eletromecânico capaz de medir o consumo energético de uma residência.

Em Portugal normalmente encontramos os contadores no exterior das casas, e no caso de condomínios e prédios, normalmente este se encontra na área comum. Por isso, quando os técnicos de eletricidade precisam fazer alguma mudança ou verificação, podem encontrar o contador facilmente sem incomodar os moradores.

Contador analógico

O funcionamento do contador analógico não é simples, já que é composto por bobinas que produzem campos eletromagnéticos, cujos atuam sobre um disco onde se produz uma corrente parasita proporcional à potência consumida pelo circuito.

Por norma geral, se falarmos em medidas energéticas, os contadores elétricos suportam uma tensão em torno de 600 volts e correntes de até 200 amperes. No entanto, o consumo energético dos próprios contadores é ínfimo, e não faz diferencia na fatura de luz.

Contador digital

Por outro lado, o funcionamento do contador digital é muito diferente do analógico. O formato deste é uma caixa com uma tela que informa do consumo energético da residência.

Os clientes devem ficar atentos na luz vermelha do contador digital, já que esta indicará o estado do contador. Se a luz do sistema de medição estiver apagada, é porque não está a produzir nenhum consumo energético, e se a luz vermelha estiver piscando, significa que os residentes estão a fazer consumo energético, com aparelhos eletrônicos conectados.

No caso de que o disjuntor de potência dispare, é possível reativa-lo pulsando o botão amarelo do contador digital.

Diferencias entre contador analógico e contador digital

Confira a tabela a seguir para entender melhor as diferencias entre o contador digital e o contador analógico.

Contadores digitais Contadores analógicos
Efetuam um consumo real. O consumo oferecido é estimado.
Para qualquer mudança não há necessidade de se solicitar um técnico. As gestões se realizam por telefone.
O contador pode estar dentro da casa. O aparelho estará na caixa de energia.
Admite tarifas con discriminação horária. Não se pode contratar una tarifa noturna.
Se pode conectar a outros sistemas de medição. Não se pode conectar a outros sistemas de medição.

Se tiver um contador analógico e quiser instalar um contador digital, o processo é simples. Em Portugal, todas as alterações e intervenções nas instalações elétricas são realizadas pela distribuidora oficial do país, EDP Distribuição.

Um técnico autorizado pela distribuidora irá até sua residência e realizará a troca de contador. EDP Distribuição facilitará o novo sistema de medição digital para sua residência.

É importante lembrar que esta alteração não tem custos para os clientes, nem pela troca de contador nem pelo serviço do técnico autorizado.

Como se realiza a leitura do contador?

Existem duas maneiras de comunicar a leitura do contador de eletricidade, analise as duas e escolha a que seja mais confortável para seu caso.

  • Online: no site da sua comercializadora deve encontrar a possibilidade de comunicar a leitura real do seu consumo, através de um formulário.
  • Telefone: mediante um telefonema pode contactar a sua comercializadora e disponibilizar este dado.

Normalmente, além da leitura que a comercializadora realiza no fim do período de facturação, o cliente pode precisar realizar a leitura em caso de mudança de titularidade, para saber o que o antigo titular deve pagar, ou se quiser solicitar uma alteração na potência.

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais