EDP Distribuição

EDP Distribuição: A distribuidora da luz em Portugal

Conheça tudo sobre a rede de distribuição de eletricidade em Portugal. A EDP Distribuição tem diversas responsabilidades no mercado energético, já que todos os trâmites relacionados com a instalação elétrica e a qualidade do fornecimento estão ao seu cargo.

Para realizar qualquer trâmite relacionado com a energia, ligue-nos e lhe ajudaremos de forma gratuita, resolvendo todas suas dúvidas e lhe proporcionando as informações necessárias.


Como funciona a distribuição de eletricidade em Portugal?

A rede de distribuição de eletricidade em Portugal conta com uma única companhia responsável, a EDP Distribuição. Esta não tem competidores, já que atua por todo o país, independentemente da comercializadora com a que o cliente celebrou o contrato.

Por outro lado, a rede de distribuição de gás natural é diferente, já que neste caso Portugal conta com onze distribuidoras pelo país, cada uma com um sistema diferente, pelo que a qualidade de distribuição pode variar.

Voltando à eletricidade, e em consequência ao crescimento demográfico de Portugal, uma reforma na rede de distribuição elétrica foi necessária. Esta foi modernizada, reduzindo a perda de energia e aumentando a qualidade necessária mediante uma distribuição com linhas aéreas e cabos subterrâneos de baixa, média e alta tensão, já que em Portugal existem estes três níveis disponíveis.

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

Quais são as responsabilidades da EDP Distribuição?

Como mencionamos anteriormente, EDP Distribuição é a única distribuidora de eletricidade no país, portanto, é a única responsável pela qualidade da eletricidade que chega à sua casa.

Outra das responsabilidades desta distribuidora vem quando o cliente quer ligar a luz à rede elétrica, já que este deverá conferir que a instalação elétrica está em ordem e suporta a potência desejada. Caso contrário, o cliente deverá contactar com a EDP Distribuição e solicitar um orçamento para a reforma ou reforço no ramal. No caso de que a morada não conte com fornecimento energético, a mesma construir a instalação elétrica.

Podemos dizer que as responsabilidades desta inclui todas as alterações nas instalações elétricas em Portugal. Aproveite e confira como ligar a luz à rede elétrica neste vídeo que LojaLuz preparou:

Os princípios gerais da rede de distribuição

princípios gerais rede

Devemos ter em mente que a ligação entre a rede existente e a instalação elétrica é responsabilidade das infraestruturas físicas da zona, e que, segundo as condições comerciais aprovadas pela ERSE, todos os operadores de rede são obrigados a realizar a ligação elétrica sempre que um cliente a solicite. Por causa disto, os operários da rede são obrigados a aconselhar e informar sobre o tipo de tensão da instalação e outras características que tenham relação com o fornecimento.

Outro principio importante é que em nenhum caso as instalações elétricas poderão ser expostas sem que as entidades administrativas competentes o autorizem.

No entanto, alguns destes trâmites têm um custo, e os clientes devem pagar à EDP distribuição mediante duas maneiras:

  • Pedidos de ligação ao abrigo das condições aprovadas pela ERSE.
  • Um sistema tarifário de uso, representado por uma fatura de uso de energia. Nestas faturas, não estão incluídos os encargos suportados pela requisição de ligação á rede.

É importante ter em conta que estes custos são diretamente proporcionais à distância entre o ponto da rede de distribuição e o lugar aonde se requer a instalação.

 

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal, com mais de 8.000 contratos assinados em 2016.

Ler mais