Como posso escolher minha companhia elétrica? 

Compare empresas eletricidade 2016

Atualmente Portugal conta com uma ampla gama de companhias comercializadoras oferecendo tarifas de eletricidade, gás natural e modalidade dual. Por isso, todo cliente deve realizar uma comparação detalhada de todas as ofertas antes de celebrar um contrato.

A forma mais fácil de encontrar a tarifa que melhor se adapte à suas necessidades com o menor preço é ligar-nos. Nossos especialistas no mercado energético farão um estudo personalizado e lhe recomendarão a melhor tarifa para seu caso, de forma gratuita e sem compromisso.


O mercado livre da energia em Portugal

Graças à liberalização do mercado da energia, Portugal conta com diversas opções de comercializadoras que oferecem múltiplas tarifas de eletricidade, gás natural e modalidade conjunta, as tarifas duais.

Na atualidade, são mais de quatro milhões os consumidores de eletricidade abastecidos por comercializadoras pertencentes ao mercado liberalizado. Segundo o último boletim da ERSE, calcula-se que no ano passado houve um crescimento de 27%.

Apesar de ainda estar vigente no mercado, se prevê que as tarifas reguladas serão extintas no 31 de dezembro de 2017. Por isso, é recomendável aderir-se ao mercado livre.

Confira as principais opções de fornecedoras existentes no mercado português da energia.

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Comparar companhias fornecedoras existentes no mercado livre

Todos os clientes devem comparar as opções tarifárias segundo seus requisitos e assim encontrar a tarifa que se adapte melhor à suas necessidades com os preços mais baixos. Existem diferentes fatores a comparar quando escolher uma comercializadora elétrica a contratar, e a importância de cada um dependerá das prioridades de cada cliente:

  • Tarifas da luz: a parte mais importante de uma tarifa de luz é a relacionada com a energia elétrica consumida. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais: são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução.

Além desses, existem outros motivos para incluir na comparação de companhias energéticas, como por exemplo:

  • A transparência do serviço
  • A qualidade do atendimento aos clientes
  • A disposição colaboradora da companhia
  • A variedade de tarifas elétricas
  • A adaptação ao cliente do fornecimento
  • A facilidade de gestão da eletricidade

Entenda a tarifa de eletricidade

Para comparar tarifas elétricas, é necessário entender como se compõe uma. Toda fatura de luz é cobrada em base a dois termos, um fixo e o outro de consumo.

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz, independentemente do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a quantidade contratada de luz que poderá utilizar ao mesmo tempo. Caso o cliente perceba que seu disjuntor apaga quando faz uso de muitos aparelhos, é aconselhável que altere a potência elétrica contratada.

Termo de consumo (€/kWh): Geralmente representa a maior parte de uma conta de luz e é, de fato, o preço do kWh da luz consumido, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo volume consumido.

É importante procurar tarifas de luz que ofereçam descontos no termo de consumo, já que esta parte da tarifa é a que fará real diferencia na conta de cada mês.

Comparar tarifas de luz para potência 6,9 kVA

Agora que entendemos as tarifas de eletricidade, podemos comparar todas as opções disponíveis no mercado energético.

Veja nosso gráfico comparativo entre tarifas para potência 6,9 kVA na opção simples e escolha a que melhor se adapte à suas necessidades.

Mudar de comercializadora energética

Depois de comparar todas as tarifas energéticas existentes no mercado livre, o cliente deve proceder à mudança de comercializadora. Assista ao nosso vídeo e confira o procedimento para efetuar esta decisão.

No caso de não existir um fornecimento prévio, o cliente deverá solicitar uma ligação da luz à rede elétrica. Se a instalação elétrica estiver em ordem, este processo será simples e gratuito.

Quando tudo estiver pronto, o cliente poderá proceder à celebração do contrato de energia. Em caso de dúvida, não hesite em ligar-nos e nossos especialistas no mercado livre lhe ajudarão sem custos adicionais.

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais