Eletricidade e Gás Natural nas Pequenas e Médias Empresas de Portugal
A eletricidade e o gás natural são energias fundamentais para o funcionamento de uma empresas, seja ela pequena, média ou grande, no entanto, representa um custo bastante elevado no final do mês, devido aos altos consumos.
Assim, a selectra tem um espaço dedicado aos profissionais de modo a comparar todas as tarifas para negócios, de modo a que possa escolher o tarifário energético mais vantajoso para a sua empresa. Contacte-nos através do nosso número de telefone gratuito, 211 451 218 e saiba mais sobre estas vantagens.
O mercado livre para profissionais
Assim como o setor doméstico, as pequenas e médias empresas podem também mudar o seu fornecimento de energia, passando para o mercado livre de eletricidade e gás natural e aproveitando as vantagens e descontos que as comercializadoras oferecem ao setor profissional.
No mercado livre pode realizar vários trâmites que anteriormente, no mercado regulado, não era possível. A Lojaluz preparou uma lista das principais gestões, confira:
- Nova ligação de luz e gás natural;
- Alteração da potência contratada;
- Mudança de titularidade;
- Alteração da tarifa energética;
- Substituição da conta bancária;
- Mudança de comercializador;
- Alteração da forma de pagamento.
Nova ligação de luz e gás para empresas
Para realizar uma nova ligação de luz e gás na sua empresa, deve acompanhar os seguintes passos:
- Verifique se há instalação eléctrica e de gás natural na zona.
- Solicite a ficha técnica ou certificado da instalação elétrica e do gás natural.
- Escolha o nível de potência para o ramal da instalação elétrica.
- Solicite a ligação à rede, à EDP Distribuição e à distribuidora de gás natural que abastece essa zona.
Existem vários tipos distintos de ligação à rede, dependendo do setor onde a sua empresa atua e a respetiva potência necessária para um normal funcionamento de todos os aparelhos elétricos da sua empresa. Conheça um pouco mais sobre as tensões elétricas, de acordo com cada potência elétrica contratada e para que tipo de empresa vai direcionado.
Que potência contratar para pequenas e médias empresas?
Veja abaixo os três níveis de potência disponíveis no mercado de eletricidade:
- Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências < 41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA);
- Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias;
- Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc..
Já o escalão de gás natural para o setor profissional é atribuido automaticamente, pois é feita uma estimativa mensal tendo em conta o consumo de gás da empresa.
Escalão | m3/ano |
Escalão 1 | 0 - 220 |
Escalão 2 | 221 - 500 |
Escalão 3 | 501 - 1000 |
Escalão 4 | 1001 - 10000 |
Qual a melhor comercializadora para empresas?
Com o surgimento do mercado livre em Portugal, muitas são as opções de escolha para os clientes profissionais. O mercado de eletricidade foi liberalizado em 2006, no entanto, para o setor não doméstico, foi abrindo gradualmente desde 1995.
- São várias as empresas que abastecem o setor empresarial, das quais:
- Galp Energia;
- EDP Comercial;
- ENAT;
- Iberdrola;
- Audax;
- Luzboa;
- AXPO;
- Ecochoice;
- Energia Simples;
- Gas Natural Fenosa;
- JafPlus.
É difícil apontar qual a melhor comercializadora para pequenas e médias empresas, pois os preços que elas oferecem estão sempre a mudar. O ideal é que o cliente acompanhe as mudanças do mercado e, sempre que encontrar a melhor tarifa energética para si, mude de companhia, já que tem o direito de mudar de companhia sempre que quiser. Este é um processo rápido e gratuito.
Como poupar energia numa empresa?
Confira algumas dicas para poupar na fatura energética da sua empresa:
- Contrate uma tarifa Dual para a sua empresa, pois estas aportam mais vantagens e descontos;
- Um equipamento de ar-condicionado desregulado pode consumir até 20% mais do que o normal. Faça a manutenção e a limpeza periódica dos filtros e da abertura de ar;
- Ao usar ar-condicionado, mantenha sempre as portas e janelas fechadas e desligue o aparelho de ar condicionado quando a zona não estiver a ser usada;
- Verifique se as tomadas estão a aquecer. Além de perdas de energia, o fenómeno pode indicar riscos de choque elétrico e incêndio;
- A iluminação costuma representar de 10% a 15% do gasto total de eletricidade. Escolha lâmpadas económicas e fluorescentes. São mais caras, mas poupam muita eletricidade e podem representar uma poupança significativa;
- Instale sensores de movimento em corredores e casas de banho para evitar que a luz fique acesa de forma desnecessária.
- Evite pintar paredes com cores escuras, elas exigem mais iluminação e refrigeração;
- Não deixe equipamentos em stand-by. De preferência desconecte-os da tomada quando não utilizar;
- Se a porta dos frigoríficos abre facilmente, ou se se acumula gelo, troque as borrachas das portas – sem força, elas geram perdas de energia que podem chegar a 30%. Procure manter também os aparelhos a pelo menos 10 cm de distância das paredes.