Um especialista sempre à sua disposição

211 451 218 Ligação gratuita

Eletricidade e Gás Natural nas Pequenas e Médias Empresas de Portugal

A eletricidade e o gás natural são energias fundamentais para o funcionamento de uma empresas, seja ela pequena, média ou grande, no entanto, representa um custo bastante elevado no final do mês, devido aos altos consumos.

Assim, a selectra tem um espaço dedicado aos profissionais de modo a comparar todas as tarifas para negócios, de modo a que possa escolher o tarifário energético mais vantajoso para a sua empresa. Contacte-nos através do nosso número de telefone gratuito, 211 451 218 e saiba mais sobre estas vantagens.


O mercado livre para profissionais

Assim como o setor doméstico, as pequenas e médias empresas podem também mudar o seu fornecimento de energia, passando para o mercado livre de eletricidade e gás natural e aproveitando as vantagens e descontos que as comercializadoras oferecem ao setor profissional.

No mercado livre pode realizar vários trâmites que anteriormente, no mercado regulado, não era possível. A Lojaluz preparou uma lista das principais gestões, confira:

Nova ligação de luz e gás para empresas

Para realizar uma nova ligação de luz e gás na sua empresa, deve acompanhar os seguintes passos:

  • Verifique se há instalação eléctrica e de gás natural na zona.
  • Solicite a ficha técnica ou certificado da instalação elétrica e do gás natural.
  • Escolha o nível de potência para o ramal da instalação elétrica.
  • Solicite a ligação à rede, à EDP Distribuição e à distribuidora de gás natural que abastece essa zona.

Existem vários tipos distintos de ligação à rede, dependendo do setor onde a sua empresa atua e a respetiva potência necessária para um normal funcionamento de todos os aparelhos elétricos da sua empresa. Conheça um pouco mais sobre as tensões elétricas, de acordo com cada potência elétrica contratada e para que tipo de empresa vai direcionado.

Que potência contratar para pequenas e médias empresas?

Veja abaixo os três níveis de potência disponíveis no mercado de eletricidade:

  • Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências < 41.4 kVA) e BTE (Baixa Tensão Especial para potências entre 41.4 kVA e 45 kVA);
  • Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias;
  • Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc..

Já o escalão de gás natural para o setor profissional é atribuido automaticamente, pois é feita uma estimativa mensal tendo em conta o consumo de gás da empresa.

Escalão m3/ano
Escalão 1 0 - 220 
Escalão 2 221 - 500
Escalão 3 501 - 1000
Escalão 4 1001 - 10000

Qual a melhor comercializadora para empresas?

Com o surgimento do mercado livre em Portugal, muitas são as opções de escolha para os clientes profissionais. O mercado de eletricidade foi liberalizado em 2006, no entanto, para o setor não doméstico, foi abrindo gradualmente desde 1995.

É difícil apontar qual a melhor comercializadora para pequenas e médias empresas, pois os preços que elas oferecem estão sempre a mudar. O ideal é que o cliente acompanhe as mudanças do mercado e, sempre que encontrar a melhor tarifa energética para si, mude de companhia, já que tem o direito de mudar de companhia sempre que quiser. Este é um processo rápido e gratuito.

Como poupar energia numa empresa?

Confira algumas dicas para poupar na fatura energética da sua empresa:

  1. Contrate uma tarifa Dual para a sua empresa, pois estas aportam mais vantagens e descontos;
  2. Um equipamento de ar-condicionado desregulado pode consumir até 20% mais do que o normal. Faça a manutenção e a limpeza periódica dos filtros e da abertura de ar;
  3. Ao usar ar-condicionado, mantenha sempre as portas e janelas fechadas e desligue o aparelho de ar condicionado quando a zona não estiver a ser usada;
  4. Verifique se as tomadas estão a aquecer. Além de perdas de energia, o fenómeno pode indicar riscos de choque elétrico e incêndio;
  5. A iluminação costuma representar de 10% a 15% do gasto total de eletricidade. Escolha lâmpadas económicas e fluorescentes. São mais caras, mas poupam muita eletricidade e podem representar uma poupança significativa;
  6. Instale sensores de movimento em corredores e casas de banho para evitar que a luz fique acesa de forma desnecessária.
  7. Evite pintar paredes com cores escuras, elas exigem mais iluminação e refrigeração;
  8. Não deixe equipamentos em stand-by. De preferência desconecte-os da tomada quando não utilizar;
  9. Se a porta dos frigoríficos abre facilmente, ou se se acumula gelo, troque as borrachas das portas – sem força, elas geram perdas de energia que podem chegar a 30%. Procure manter também os aparelhos a pelo menos 10 cm de distância das paredes.

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais