Um especialista sempre à sua disposição

211 451 218 Ligação gratuita

Lista de comercializadoras de gás natural

É importante conhecer todas as opções disponíveis no mercado livre antes de celebrar um contrato de gás natural, já que devemos comparar todas as ofertas para contratar a que melhor se adapte a cada caso.

Se preferir, ligue-nos e poupe trabalho! Nossos especialistas no mercado energético lhe ajudarão a comparar todas as opções segundo seus requisitos e, assim, encontrar a que lhe proporcione maior desconto.


Como ligar o gás natural na minha residência?

Primeiro, verifique se existe uma instalação de gás natural na sua moradia, e se esta se encontra em bom estado com suporte suficiente para o fornecimento que desejamos. A seguir, contacte com a comercializadora desejada e comunique sua decisão de ligar o gás natural na sua casa.

Assista ao nosso vídeo explicativo e entenda o procedimento:

Mercado livre de gás natural em Portugal

No ano 2006 o Conselho de Ministros aprovou a liberalização do mercado energético português, trazendo diversas vantagens para todos os consumidores. A principal mudança que esta liberalização trouxe foi o passo de um mercado regulado pelo governo, com os mesmos preços fixados para todos os clientes, a um mercado com possibilidade de escolha entre diversas comercializadoras, com descontos nas tarifas de gás natural.

Neste momento, as funções de distribuidor e comercializador se separaram, abrindo a porta do nosso país para diversas companhias energéticas.

Apesar de ainda estar vigente no mercado, o regulado tem data marcada para ser extinto: 31/12/2017. Entretanto, é muito recomendável que se mude ao novo sistema o quanto antes.

Na maioria dos casos, as ofertas do mercado livre resultam mais baratas, já que estas tomam como base os preços fixados pelo Governo nas tarifas reguladas, e adicionam descontos e promoções, para transforma-se nos comercializadores mais competitivos.

Como funciona a distribuição de gás natural?

Em Portugal não contamos com jazidas de gás natural, portanto, como não produzimos gás natural, devemos trazer esta energia por meio de contratos “take-or-pay” com países como Argélia ou Nigéria. O gás natural que usamos em nossas moradas chega a través de gasodutos por baixo da terra, e passa por diferentes fases antes de poder usa-la:

  1. Produção, liquefação e regaseificação;
  2. Transporte e armazenagem;
  3. Distribuição;
  4. Comercialização.

Atualmente, em Portugal existem onze distribuidoras que transportam o fornecimento de gás natural a todas as residências dos clientes. O critério para organizar as distribuidoras é demográfico, e cada distribuidora é responsável por uma área diferente do país.

Confira todas as distribuidoras portuguesas na lista a seguir:

  • Paxgás
  • Dianagás
  • Sonorgás
  • Medigás
  • Duriensegás
  • Tagusgás
  • Beiragás
  • Setgás
  • Lusitaniagás
  • Portgás
  • Lisboagás GDL

Diferencia entre distribuidoras e comercializadoras

No inicio do processo, após a aquisição do gás natural, este de ser armazenado e transportado por uma rede de distribuição para que chegue às residências dos consumidores. O pagamento de cada mês por este serviço é responsabilidade da comercializadora contratada.

Portanto, a principal diferencia entre comercializadoras e distribuidoras é que as distribuidoras são responsáveis por fornecer energia a todos os usuários, e as comercializadoras vendem o gás natural aos mesmos em troca de uma compensação econômica previamente acordada com o cliente.

Comercializadoras de gás natural em Portugal

Quando falamos da comercialização do gás natural, devemos ter em conta que atualmente existem quatro empresas comercializadoras no território português. Todo cliente pode contratar qualquer uma delas a qualquer momento.

Confira quais são a seguir:

  1. Goldenergy
  2. Galp Energia
  3. EDP
  4. Endesa

Antes de celebrar um contrato, compare todas as opções para encontrar a mais vantajosa para seu caso. Use estes fatores para compará-las e escolha a oferta que melhor se adapte ao seu caso.

  • Tarifas de gás natural: a parte mais importante de uma tarifa de gás natural é a relacionada com a energia consumida. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo da potência como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais: são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução.
 

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais