comparar fornecedores eletricidade poupar

O que é potência elétrica?

Quando estamos a falar sobre eletricidade, encontramos termos como kWh, kVA, potência consumida, potência contratada... No entanto, realmente entende o que tudo isso significa? Continue a ler este artigo e descubra as diferencias entre estas medidas.

Em caso de dúvida, não hesite em ligar-nos, e nossos especialistas no mercado da energia lhe ajudarão de forma gratuita e sem compromisso.


O que é potência elétrica?

A potência energética que contratamos em nossa morada é o nível de tensão de uma instalação elétrica. A função desta é limitar o consumo simultâneo da energia, e no caso de excedê-lo, o fornecimento se interrompe.

A energia consumida se mede em kWh, Quilowatt-hora, e equivale ao consumo realizado em uma instalação elétrica. Na fatura de luz, este é o termo de consumo.

A potência contratada se mede em kVA, e equivale ao nível de eletricidade contratado na tarifa de luz. Na fatura de luz, este é o termo fixo.

É preciso ligar a luz à rede elétrica para contratar uma tarifa elétrica com a potência desejada. Este é um processo rápido, fácil e gratuito. Assita ao nosso vídeo explicativo e saiba como.

Níveis de potência elétrica existentes

Atualmente existem três níveis de potência elétrica disponíveis para ser contratados;

Baixa Tensão: Potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA e potência mínima contratada de 1,15 kVA. Este tipo é aconselhável para clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas. BTN (Baixa Tensão Normal para potências

Média Tensão: tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 1kV e igual ou inferior a 45kV. Estas potências são específicas para indústrias.

Alta Tensão: Tensão entre fases cujo valor eficaz é superior a 45KW e igual ou inferior a 110KW e a potência contratada é igual ou superior a 6MW. O uso desta potência destina-se à indústria siderúrgica, grandes hospitais, indústria da celulose, indústria de plásticos, indústria de adubos, serviços energéticos, etc.

As potências mais comumente contratadas em Portugal estão dentro do rango de baixa tensão, e dentro destas, podemos destacar as seguintes para uso doméstico:

5,75

6,9

10,35

13,8

Posso alterar a potência contratada?

Comparação preços luz 2016

Sim! Todo cliente pode alterar a potência a qualquer momento e sem custos adicionais. Para isso, o titular contratual deverá contactar com a companhia comercializadora e comunicar sua decisão, tanto via online, por telefone ou presencialmente em lojas autorizadas.

Este é um trâmite muito comum que se pode realizar até quatro vezes em um período de 12 meses, e se efetua dentro de um prazo de 5 a 7 dias úteis após a comunicação à fornecedora.

Aumentar a potência elétrica

Quando o consumo energético ultrapassa o nível de potência contratado, o disjuntor se sobrecarrega e o fornecimento se interrompe. Esta situação poderá evitar-se solicitando um aumento da potência contratada. 

Para aumentar a potência contratada, é importante lembrar que cada instalação elétrica tem seus próprios limites de potência. Isto significa que, se o consumidor deseja aumentar a potência elétrica, primeiro deve conferir se a instalação suporta esse novo nível de tensão. No caso de não suportar, o cliente deve contactar com a EDP Distribuição e solicitar um orçamento para o reforço no ramal ou reforma da instalação.

Reduzir a potência elétrica

Por outro lado, se o disjuntor nunca salta, e o cliente percebe que está a pagar a mais no termo fixo da fatura de luz, este deverá solicitar uma redução da potência contratada.

Esta alteração pode supor uma poupança na conta de luz, já que a alteração da potência é totalmente gratuita a as tarifas de eletricidade para potências mais baixas contam com um termo fixo mais barato.

Conheça seu consumo energético

É importante conhecer o consumo médio energético para escolher a tarifa de eletricidade desejada. Existem várias maneiras de calcular o consumo energético, já que este vai depender das pessoas utilizando a mesma instalação elétrica, a quantidade de aparelhos eletrônicos usados, e o tempo que estes aparelhos estarão conectados.

Para saber a potência requerida na sua morada cada mês, utilize nosso simulador energético, ou confira a tabela a seguir com os aparelhos eletrônicos mais comumente usados em Portugal.

Aparelho Potência média (Watt) Consumo médio mensal (kWh)

Iluminação

500

12

Ferro de engomar

1000

15

Secador

500

5

Televisão

200

30

Arca congeladora

200

30

Frigorífico

200

40

Lava-roupa

2500

50

Lava-louça

3000

60

Forno

2000

20

Fritadeira

1500

10

Computador

250

15

Microondas

1000

2

Termo acumulador

12-14(W/litro)

200

Aquecimento

70-90(w/m2)

15-20(kWh/m2)

Ar acondicionado

15-20(W/m2)

3-4(kWh/m2)

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais