Um especialista sempre à sua disposição

211 451 218 Ligação gratuita

Preço do kWh do gás natural

Conheça como se fixa o preço do kWh do gás natural para saber o que está a pagar cada mês. Compare todas as opções tarifárias e encontre a que lhe ofereça o preço do kWh mais barato do mercado livre.

Para uma comparação detalhada entre todas as opções do mercado e uma recomendação da melhor tarifa mediante um estudo personalizado, ligue-nos, e nossos especialistas no mercado energético lhe ajudarão de forma gratuita.


Como ligar o gás natural em sua residência

Para ligar o gás natural na sua residência, é necessário ter a instalação de gás funcionando corretamente. Solicite que um técnico da sua distribuidora correspondente verifique o estado da instalação de gás. Uma vez tenha tudo conferido, pode proceder a ligar o gás natural.

Contacte com a comercializadora de preferência e solicite a ligação. Assista ao nosso vídeo sobre como ligar o gás e entenda melhor este procedimento.

Como se compõe a tarifa de gás natural

Como já deve ter visto nas tarifas de gás natural, o consumo energético é expresso em kWh, ou Quilowatts hora. Mas, sabe realmente a que se refere isso? Pois bem, esta é uma medida relacional entre energia e tempo, e é a quantidade de energia precisa para alimentar um aparelho eletrônico durante um tempo determinado.

O kWh na fatura de gás natural se refere ao termo de consumo de uma tarifa, já que todas as tarifas de gás natural, como as tarifas de energia, se dividem em duas partes, um termo fixo e um termo de consumo. Confira de que se compõe cada um dos termos:

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de gás, independentemente do consumo. Seu valor está relacionado ao escalão de consumo de gás, que é a quantidade contratada de gás que poderá utilizar num ano. O cliente não precisa escolher o escalão de sua casa, este é baseado em seu consumo feito no ano anterior.

Termo de consumo (€/kWh): Geralmente representa a maior parte de uma conta de gás e é, de fato, o preço do kWh de gás consumido, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo volume consumido.

O que é o fator de conversão?

No contador de gás natural, o consumo mensal da residência se mede em m³, e nas faturas de gás natural, o consumo mensal se expressa em kWh. Isto se consegue graças ao fator de conversão, já que as tarifas cobram o termo de consumo com kWh para que entendamos melhor.

No entanto, este dado depende da qualidade do fornecimento de gás natural, portanto, maior qualidade significará mais kWh por cada m³.

Fator de Conversão = PCS (Poder Calorífico Superior do Gás Natural) x Fct (Fator de Correção da Temperatura) x Fcp (Fator de Correção da Pressão)

Devemos ter em conta que a qualidade do fornecimento depende da distribuidora de gás natural, e no caso de Portugal, existem 11 distribuidoras diferentes a depender da área em que se encontra e cada uma tem um fator de conversão diferente. Confira todos aqui:

Rede de distribuição Temperatura (Tgás) FCT

Lisboagás

15º

0,947944

Setgás

15º

0,947944

Lusitaniagás

15º

0,947944

Medigás

15º

0,947944

Paxgás

15º

0,947944

Dianagás

15º

0,947944

Tagusgás

15º

0,947944

Duriensegás

11º

0,961288

Sonorgás

11º

0,961288

Beiragás

11º

0,961288

Portgás

11º

0,961288

Comparar os preços tarifários do kWh no mercado livre

Graças à liberalização do mercado energético em Portugal contamos com diversas opções de comercializadoras e podemos contratar qualquer uma delas, e mudar de comercializadora quando quiser.

Apesar de ainda estar vigente no mercado, o regulado tem data marcada para ser extinto: 31/12/2017. Entretanto, é muito recomendável que se adira ao novo sistema o quanto antes.

Todas as ofertas tarifárias devem ser comparadas segundo suas características de consumo e suas prioridades contratuais. Só assim podemos encontrar a tarifa com os melhores preços por cada kWh contratado. Para encontrar a melhor opção, baseie sua comparação tarifária nos critérios a seguir:

  • Tarifas de gás natural: a parte mais importante de uma tarifa de gás natural é a relacionada com os kWh consumidos. As tarifas do mercado livre contam com alguns descontos, tanto no termo fixo como no termo de consumo.
  • Serviços adicionais: são aqueles que as companhias oferecem para cumprir o requisito mínimo de segurança da instalação ou como seguro em caso de alguma avaria.
  • Atendimento ao cliente: é importante que o serviço de apoio ao cliente seja de alta qualidade para se conseguir uma maior satisfação por parte dos clientes e no caso de ter algum problema relacionado com o seu fornecimento, que seja de fácil resolução.

Como poupar kWh no consumo energético

Além de contratar a tarifa com o preço do kWh mais barato, devemos preocupar-nos pelo consumo energético de nossa residência. Com simples gestos podemos conseguir uma grande poupança na conta de gás natural.

  • Dê preferência às panelas de pressão, já que estas cozinham os alimentos de forma mais rápida e necessitam de menos gás natural.
  • Não encha as panelas com água em excesso, já que isto faz com que demore mais tempo a ferver e gaste mais gás natural.
  • Uma vez que a panela estiver a ferver, reduza a chama, já que após ebulição a temperatura não pode aumentar mais.
  • Use o testo na panela, já que assim evita que o calor se evapore, e precisará de menos tempo para cozinhar.
  • Cozinhe nas bocas menores do fogão, já que estas consomem até 10% menos gás do que as bocas maiores
  • Desligue a boca do fogão antes do previsto, já que o calor acumulado continua a cozinhar os alimentos.
  • Confira que as chamas do fogão estão uniformes e azuis, já que se estas forem amarelas ou laranjas, pode significar que existe uma obstrução nas passagens do ar ou do gás.
 

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais