Os preços da eletricidade

preços eletricidade comparador

O mercado liberalizado da energia proporciona aos clientes uma variedade de tarifas e preços, onde cabe aos consumidores eleger qual o melhor para sua situação.

A Lojaluz é um comparador gratuito, que mostra as melhores tarifas de todos as companhias presentes no mercado livre da energia, em Portugal. Não hesite em contactar-nos. Ligue para o 308 807 061 e comece a poupar o quanto antes.


Os termos de potência e energia

Na sua fatura elétrica, dois são os pontos mais importantes e relevantes à hora de se contratar uma tarifa nova para seu imóvel. São eles:

  • Termo de potência:
  • O termo de potência, ou termo fixo, é responsável pela cobrança diária sobre a potência contratada no imóvel. Explicar esse termo é simples. Quanto maior o seu consumo, mais potência deverá contratar. Normalmente, as potências residenciais são entre 3,45 kVA e 10,35 kVA e se é cobrado por €/dias.

É muito importante que se saiba qual a sua potência ideal. Se não é assim, estará a pagar demasiado na sua fatura ou não estará recebendo suficiente potência para todos os seus aparelhos elétricos.

  • Termo de energia:
  • O termo de energia é o responsável pela parte mais importante: o consumo. Aqui estará todo a despesa realizada no imóvel durante os últimos 30 dias. É cobrado por €/kWh.

Por isso, sempre que estiver a perceber que está a pagar mais do que o necessário, é importante realizar a alteração da potência elétrica do imóvel. Se, por alguma vez o seu disjuntor disparou, é porque lhe falta potência ao imóvel. Se é assim, é aconselhável realizar o aumento da potência.

Quais impostos pagamos?

Assim como todas as nossas faturas, a da luz contém diversos impostos incluídos. Veja quais são:

  1. Contribuição Audiovisual
  2. Taxa de Exploração DGEG
  3. IVA 8%
  4. >IVA 21%
  5. >CIEG

Para uma explicação mais detalhada, recomendamos que leia o nosso artigo sobre as taxas e impostos na luz

Dicas para a poupança na sua fatura

Uma vez realizada uma comparação entre as empresas e suas respectivas tarifas, é hora de fazermos a nossa parte para poder poupar o máximo nas nossas faturas.

Veja uma lista realizada pela Lojaluz, com alguns pontos importantes para poder pagar menos na sua conta de luz:

  1. Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Apesar das lâmpadas fluorescentes serem mais caras, elas consomem muito menos electricidade, e em pouco tempo fazem valer a pena.
  2. Regule a temperatura do frigorífico no inverno, ajustando o termostato para evitar desperdício de energia.
  3. Não forre as prateleiras do frigorífico para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico.
  4. Quando viajar, desligue a chave geral da casa para não gastar energia com coisas desnecessárias.
  5. Máquina de lavar roupa e ferro de passar consomem bastante energia. Portanto, tente usá-los quando houver bastante roupa acumulada para realizar o trabalho de uma única vez.
  6. Não deixe a luz acesa desnecessariamente.
  7. Sempre que possível, dê preferência ao micro-ondas em vez do forno ou fogão.
  8. Decida o que vai pegar antes de abrir a porta do frigorífico.
  9. Substitua equipamentos eléctricos antigos por equipamentos novos mais eficientes (classe A, A+, ou A++).
  10. Evite deixar aparelhos eletrónicos em stand-by. Apesar de desligados, esse modo pode representar um gasto mensal de até 12%.

As empresas de luz do mercado livre

A cada dia o mercado elétrico se torna mais competitivo em Portugal. Atualmente mais de 10 empresas lutam para oferecer melhores condições e preços aos consumidores lusos.

Veja as principais empresas que estão a atuar nesse mercado:

  1. Iberdrola
  2. EDP Comercial
  3. Galp Energia
  4. ENAT
  5. Goldenergy
  6. YLCE
  7. AUDAX
  8. LUZBOA
  9. Energia Simples
  10. Endesa

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal, com mais de 8.000 contratos assinados em 2016.

Ler mais