O que são tarifas horárias?

preços eletricidade 2016

Conheça as tarifas horárias antes de celebrar o novo contrato de eletricidade e confira se é uma opção vantajosa para seu caso, já que esta pode lhe proporcionar grande poupança na despesa de energia.

No caso de não saber suas características de consumo energético ligue-nos e lhe ajudaremos a encontrar a melhor opção para sua situação, sem custos adicionais e sem compromisso.


Como se compõe uma tarifa de eletricidade?

Para entender todos os tipos de tarifas elétricas é necessário entender como se compõe uma fatura de luz. Independente do tipo de contrato, todas as companhias realizam a cobrança das tarifas de luz em duas partes, termo fixo e termo de consumo.

Termo fixo (€/dia): É um valor fixo que sempre pagará em sua conta de luz, independentemente do consumo. Seu valor está relacionado à potência contratada, que é a quantidade contratada de luz que poderá utilizar ao mesmo tempo. Caso o cliente perceba que seu disjuntor apaga quando faz uso de muitos aparelhos, é aconselhável que altere a potência elétrica contratada.

Termo de consumo (€/kWh): Geralmente representa a maior parte de uma conta de luz e é, de fato, o preço do kWh da luz consumido, ou seja, é referente ao valor que vai pagar pelo volume consumido.

O termo de consumo é o que faz maior diferencia na despesa de luz, por isso todo cliente deve procurar tarifas com descontos neste termo.

No caso de ter um contrato elétrico vigente, saiba que é possível mudar de companhia fornecedora até quatro vezes em um período de 12 meses. Desde LojaLuz lhe recomendamos que mude de tarifa elétrica sempre que achar uma oferta mais recomendável para seu caso.

O que são tarifas horárias?

tarifas-bi-horarias

As tarifas horárias são as tarifas elétricas que variam o preço segundo o horário de consumo, podendo assim dividir o dia em duas ou três partes diferentes, com diversos preços para cada momento. É recomendável contratar esta modalidade tarifária quando o cliente realiza maior consumo energético dentro de um determinado horário.

A principal vantagem das tarifas horárias é que ajudam a reduzir o consumo energético nos horários de pico, quando a maioria do país estiver usando energia, e incrementar o gasto desta nos horários de menor consumo.

Devem-se comparar todas as opções e estudar qual é a mais vantajosa para si, já que atualmente existem três tipos de tarifas horárias; tarifas simples, tarifas bi-horárias, e tarifas tri-horárias.

Tarifa simples

A tarifa simples é tarifa elétrica é o mais comum. É bastante simples estimar a fatura energética de cada mês dentro desta modalidade, já que os preços dos termos contratados nunca mudam, são os mesmos ao longo do dia.

Para que esta opção seja vantajosa, o cliente deve ter um consumo energético inconstante, e fazer uso da energia durante o dia todo, caso contrário, esta pode resultar mais cara que as outras.

Confira neste link, um gráfico comparativo entre todas as opções de tarifas elétricas em opção simples existentes no mercado livre para potência 6,9 kVA.

 

Tarifa bi-horária

A tarifa bi-horária é uma modalidade tarifária que divide o dia em duas partes, horário de vazio e horário fora de vazio, aonde o preço do termo fixo permanece constante durante o dia todo, mas o termo de consumo varia dependendo desses dois períodos. Esta é cada vez mais demandada no mercado livre da energia.

  • Horas de Vazio: horas em que geralmente o consumo é mais baixo e o preço da energia é mais baixo (até 50% do preço regulado pela ERSE)
  • Horas Fora de Vazio: limite horário em que o consumo geralmente é efetivo nas vivendas, e o preço da energia é mais alto.

Os horários desses dois períodos são:

Tipo Ciclo

Hora de Vazio

Das 22:00 ás 8:00

Hora Fora de Vazio

Das 8:00 ás 22:00

Para que esta opção seja vantajosa, o cliente deve realizar o consumo energético entre as 22hrs e às 8hrs. No caso de uso residencial, tente usar os eletrodomésticos a partir das 22 horas, como botar uma maquina de lavar ou passar ferro, e conseguirá uma maior poupança na despesa de energia.

É importante lembrar que esta tarifa continua em vigor nos finais de semana, por isso, continue a usar energia nos horários de vazio para não levar surpresas na fatura elétrica.

Tarifa tri-horária

No caso da tarifa tri-horária, o dia está dividido em três partes, e no termo de consumo conta com três preços diferentes, um para cada período do dia.

  • Horas Ponta: são as horas que têm um preço maior.
  • Horas Cheias: estas horas apresentam um preço médio, mas mais alto que o da tarifa simples.
  • Hora Vazio: são as horas mais económicas da tarifa.

Além de dividir o dia em três partes, esta tarifa estabelece diferencias entre o horário de verão e horário de inverno. Confira as características desta modalidade na tabela a seguir.

Ciclo horário durante o inverno:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 9:00 ás 10:30

das 18:00 ás 20:30

Cheia

das 8:00 ás 9:00

das 10:30 ás 18:00

das 20:30 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00 

Ciclo horário durante o verão:

TIPO DE HORA PERÍODOS

Ponta

 

das 10:30 ás 13:00

das 19:30 ás 21:00

Cheia

 

das 8:00 ás 10:30

das 13:00 ás 19:30

das 21:00 ás 22:00

Vazio

das 22:00 ás 8:00

Para que esta tarifa seja vantajosa, o cliente deve realizar maior consumo energético nas horas de vazio, mas que ainda existe a possibilidade de que consuma energia nas horas cheias.

Normalmente, os mais beneficiados com este tipo de tarifa são as empresas de grande porte, como indústrias, já que estas podem ter um maior controle dos horários de produção e programar o consumo energético nas horas mais econômicas.

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal.

Ler mais