Metodologia do comparador da Selectra

metodologia

Como primeiro comparador de energia online em Portugal, a Selectra tem para com os seus usuários a transparência perfeita em termos de referências de todas as ofertas. Por quê? Porque o modelo de negócio da Selectra é baseado em contribuições informativas sobre os negócios de comercializadores de energia alternativos. Por essa razão sabemos que somos os primeiros a atuar no setor: 5.000 contratos de eletricidade e de gás natural são assinados todos os anos connosco. Então, como é que funciona? É a comparação realmente neutra?

O comparador da Selectra cumpre e baseia-se nas obrigações e princípios da ERSE.

Funcionamento

O comparador da Selectra baseia-se em todas as tarifas de energia elétrica e gás natural para indivíduos particulares e profissionais (potência elétrica inferior ou igual a 20,7 kVA para particulares e inferior ou igual a 41,4 kVA para profissionais, e consumo anual de gás natural inferior a 110 MWh, equivalente ao escalão 4). A Selectra tem acesso a estas tarifas através da página web de cada comercializador de energia, das atualizações da ERSE, ou também, muitas vezes, são enviadas pelos fornecedores para a Selectra.

Nota:

  • Para os profissionais, alguns comercializadores de energia não aplicam tarifas de preços padronizados aos seus clientes: a oferta não pode, então, ser registada na comparação e assim os consumidores particulares e profissionais deverão contactar a equipa de vendas de cada comercializador de energia para “conseguir a sua estimativa personalizada”.

Atualização de preços

O comparador da Selectra é atualizado todos os meses com base nas mudanças das tarifas da eletricidade e do gás natural que as comercializadoras disponibilizam à ERSE periodicamente. Nem todos os comercializadores atualizam as suas tarifas no dia 1 de cada mês. Por esta razão, preferimos atualizar todos os preços, quando a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos disponibiliza as tarifas de eletricidade e gás natural para Portugal Continental, de modo a oferecer a informação correta para os usuários.

Os tarifários dos comercializadores de energia são referenciados como fornecidas por cada comercializador à ERSE. No entanto, quando alguma tabela de preços contém algum erro, a Selectra reserva o direito de retirar do seu comparador esta informação até que esta esteja corrigida.

Em nenhum dos nossos resultados estarão adicionados descontos especiais. Usamos a mesma métrica para todos os comercializadores, tendo em consideração os seus preços base, não os finais, já que existem diversas promoções em todo o mercado. Dessa maneira podemos informar a todos os clientes de energia do país o verdadeiro valor de venda da eletricidade ou gás natural, de acordo com os valores propostos pela ERSE.

Classificação das propostas

Na página de resultados, os orçamentos anuais estão listados do mais barato para o mais caro, relativamente ao perfil de consumo de cada um.

Existe um filtro no canto superior esquerdo na página de resultados onde o usuário tem a opção de exibir apenas algumas ofertas, consoante aquilo que deseja. (Nota: São classificados do mais barato para o mais caro):

  • Se ativar o filtro “verde”, irão, apenas, aparecer ofertas de eletricidade e gás 100% verdes;
  • Se ativar o filtro de “preço fixo” apenas aparecerá a oferta onde é possível acordar com o comercializador de energia que o preço deste serviço não irá aumentar por 1 ano, conforme o acordado por ambas as partes;
  • Se ativar o filtro “preço indexado” apenas lhe mostrará tarifas que acompanham a alteração dos preços quando este é comprado pelas comercializadoras a um preço mais reduzido;
  • Se ativar o filtro de “tarifas reguladas” apenas irá receber as ofertas das tarifas reguladas da EDP Serviço Universal para eletricidade e Galp para gás natural;
  • Se ativar o filtro de “por comercializador”, apenas receberá as ofertas dos comercializadores que selecionar;
  • Se ativar o filtro de “débito direto”, apenas irá receber as estimativas de preço onde o método de pagamento seja por débito direto;
  • Se ativar o filtro de “fatura eletrónica”, apenas irá receber propostas onde a fatura seja recebida através da Internet;
  • Se ativar o filtro de “online”, apenas irá receber ofertas em que as contratações dos serviços se façam através da Internet;
  • Se ativar o filtro de “pagamento no multibanco” apenas irá receber as estimativas de preço onde o método de pagamento seja por multibanco;
  • Se ativar o filtro de “fatura em papel”, apenas irá receber as propostas em que é possível receber a sua fatura através dos correios.

Preços comunicados na página de resultados

Orçamento anual

Na página de resultados, não é possível especificar um orçamento anual exato. Este é calculado com base em:

  • Tabela de preços sem IVA comunicados pelo comercializador, incluindo, se necessário, uma promoção;
  • Informações fornecidas pelo usuário:
    • Caso o consumidor tenha inserido os seus dados de consumo, eles são usados para fazer a estimativa;
    • Caso o consumidor não tenha dado os seus dados de consumo, estes serão estimados com base nas respostas do mesmo às perguntas que lhe forem colocadas na página inicial.

Os preços apresentados pelo comparador da Selectra não incluem IVA nem outros impostos, apenas as tarifas de acesso ás redes estão incluídas.

O preço exato vai depender do seu consumo real de energia e a possível evolução do preço dos impostos aplicáveis.

  • A evolução dos preços:
      • Se a oferta contém um preço indexado, a oferta é mantida àquele preço. Apenas os valores dos impostos podem ser alterados, caso o governo o faça.
      • Se o preço oferta é fixo, independente da alteração dos impostos do governo, esse preço é mantido.

    Poupança em relação às tarifas reguladas

    Na página de resultados, a Selectra também indica a diferença (positiva ou negativa) entre o orçamento anual estimado para o primeiro ano para a oferta em causa e baseados nas tarifas reguladas.

    Parceiros

    Selectra tem uma colaboração com vários comercializadores de energia, no entanto, no comparador online da Selectra, referimos todos os comercializadores de energia, sem fazer qualquer distinção entre parceiros ou não parceiros.

    Estes comercializadores de energia não têm qualquer beneficio por parte da Selectra uma vez que o ranking de orçamento anual é demonstrado do mais barato para o mais caro. Apenas teremos um banner na página inicial direcionado à divulgação de eventos ou promoções dos colaboradores da Selectra.

    Detectou algum erro ou tem alguma pergunta sobre a metodologia?

    A palavra do experto

    A nossa equipa tem particular atenção à atualização do nosso comparador de energia, principal serviço online da Selectra. Caso tenha detectado algum erro, ou se tiver alguma questão sobre os termos das ofertas, por favor, contacte Xay Cunha, responsável pela atualização do comparador, enviando um e-mail para xaycunha@selectra.pt. Irá responder-lhe o mais rápido possível.

    Saiba mais sobre a Selectra

    Quem Somos?

    Selectra é o primeiro comparador de ofertas de comercializadores de energia (eletricidade e gás natural) em Portugal, com 8.000 contratos assinados em 2015.

Selectra é o 1º comparador de ofertas dos fornecedores de eletricidade e gás natural em Portugal, com mais de 8.000 contratos assinados em 2016.

Ler mais